FOTOS


terça-feira, 1 de junho de 2010

Hotel das Termas de Monção reabre após dois meses encerrado por insolvência

O Hotel Termas de Monção, que estava fechado há dois meses depois de ter sido declarado insolvente, reabriu hoje, sob a administração do grupo espanhol Tesal, informou fonte camarária.
Trata-se de um hotel de quatro estrelas e com 60 quartos, situado mesmo ao lado do balneário termal de Monção, também gerido pelo mesmo grupo espanhol.
Inaugurado há cinco anos, o Hotel Termas de Monção esteve, até finais de 2008, sob a gestão de um grupo espanhol, tendo depois sido entregue ao grupo Fortes da Gama.
Em inícios deste ano, foi declarado insolvente, por dívidas que ascendem a 2,5 milhões de euros, atirando 22 trabalhadores para o desemprego.
A nova gerência do hotel tenciona, até Agosto, recrutar 80% daqueles trabalhadores, podendo posteriormente vir a absorver também os restantes, se a procura assim o justificar.
O hotel é propriedade da "Turismo Fundos", uma sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário cujo capital é maioritariamente detido pelo Fundo de Turismo (53,20%), sendo a fatia restante repartida por duas instituições bancárias.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Adepto que a Benfica TV deu como morto está vivo em Monção

O adepto "encarnado" que a Benfica TV deu como morto está afinal "vivo e cheio de saúde", segundo fonte hospitalar.
Heitor Amoedo, de 21 anos, solteiro, estudante em Braga e residente em Monção, distrito de Viana do Castelo, sofreu um traumatismo ocular nos incidentes com adeptos do Sporting de Braga, domingo à noite depois do seu clube, o Benfica, ter sido campeão nacional.
O jovem foi inicialmente assistido no Hospital de São Marcos, em Braga, mas devido aos problemas do foro oftalmológico, acabou transferido logo durante a madrugada de domingo, para o Hospital de São João, no Porto.
A vítima mais grave dos incidentes em Braga teve alta na terça-feira e já se encontra a recuperar na sua residência familiar, em Monção. Depois de a Benfica TV ter anunciado hoje a alegada morte de um adepto, ferido nos incidentes em Braga, a PSP desmentiu a notícia, tal como os Hospitais de São Marcos (Braga) e de São João (Porto).
Adeptos do Sporting de Braga e do Benfica envolveram-se em confrontos nas principais ruas da cidade dos arcebispos, tendo ficado feridos além de seguidores de ambas as equipas, crianças e idosos que seguiam o jogo, nas imediações da Arcada (Praça da República) e da Avenida da Liberdade, o centro da cidade de Braga.

As Termas de Monção

As Termas de Monção estão localizadas numa paisagem priveligiada com vista para o Rio Minho inseridas num parque, sendo que se apresentam como um óptimo refúgio para quem pretenda desfrutar de momentos de qualidade desde o termalismo clássico às mais modernas técnicas se SPA.

No Centro Tesal, Termas de Monção o atendimento personalizado e acolhedor permite-nos relaxar desde o primeiro momento.
Ao visitar-nos está a testar a vanguarda das nossas instalações dotadas de atmosfera envolvente aliadas às mais recentes técnicas de termalismo e bem estar.Temos para si um centro Termal do século XXI com a mais recente e inovadora tecnologia de hidroterapia para a total maximização do património natural das àguas minero medicinais.
O espaço possui vários gabites de massagens, piscinas dinâmicas e todo um piso só para tratamentos terapêuticos, onde as mais modernas infra estruturas se aliam à técnica dos profissionais.
Um espaço exclusivo para cuidados de rosto e corpo, uma sala relax e várias salas para cuidados especificos de vichy, parafangos e algas. Sempre a pensar no bem estar do nosso cliente disponibilizamos ainda um gabinete onde se fazem planos de nutrição e prescrição médica de tratamentos de hidroterapia.
A filosofia do Centro Tesal de Monção fundamenta-se em proporcionar experiências inesquecíveis, momentos de verdadeiras emoções não descurando nunca o bem estar e melhoria progressiva dos nossos clientes. Dentro do menu de serviços incluem-se cuidados essencias para corpo, rosto, rituais essenciais de spa e cuidados básicos em tratamentos ao nível da reumatologia, dermatologia e orl.
Para o corpo podemos contar com rituais localizados especificos a que se alia a aplicação de produtos cosmêticos.
No tratamento termal temos vários gêneros de banheiras : emersão simples, hidromassagem e bolha de ar sempre com uma temperatura especifica de acordo com o tratamento, sendo que a água é totalmente, termal apenas sofre um ligeiro arrefecimento.
Todavia, este menu de seviços não ficaria completo se descurassemos cuidados básicos que completam todos os outros cuidados descritos, tais como os serviços de manicura/pedicura, deplição.
A atual sociedade gera problemas emocionais o que leva à procura de serviços personalizados que reponham o equilibrio do organismo. Todos os nossos serviços atenuam os pontos de tensão provocados pelo stress como estão também adaptados às nossas necessidades de bem estar.

Encapuzados armados assaltam carrinha de valores

Uma carrinha de transporte de valores foi ontem de manhã assaltada por dois indivíduos armados, na freguesia de Cortes, concelho de Monção. Os assaltantes conseguiram fugir, levando consigo um saco de dinheiro. Os funcionários da carrinha ainda encetaram uma perseguição. Receberam tiros como resposta, e os assaltantes seguiram para Espanha. Não houve feridos.
O assalto ocorreu cerca das 10.55, quando a carrinha se encontrava no parque de estacionamento de um hipermercado em Monção. Dois indivíduos encapuzados aproximaram-se da viatura, ameaçando, em seguida, um dos vigilantes, a quem apontaram um revólver à cabeça. Após obterem um saco de dinheiro, puseram-se em fuga, num BMW, em direcção a Espanha.
A carrinha de transporte de valores ainda iniciou uma perseguição, que terminou quando dois ou três tiros foram disparados da viatura em fuga. Não houve, no entanto, qualquer dano pessoal. Os assaltantes continuam a monte e o caso está a ser investigado pela PJ.
Os assaltos a carrinhas de valores são normalmente executados por grupos de indivíduos que estudam previamente as rotas utilizadas pelas empresas de transportes. Em regra, usam métodos violentos para coagir os funcionários, quase sempre com armas de fogo, como o foi o caso na semana passada em Lisboa quando uma carrinha da Esegur foi assaltada quando procedia ao carregamento de um multibanco. Estes momentos, em que os veículos estão parados em carga ou descarga, são os mais usuais para a consumação dos assaltos, embora haja situações em que os crimes ocorrem com bloqueamento da viatura em andamento.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Concerto da Páscoa da Banda Musical de Monção

À semelhança dos últimos anos, a Banda Musical de Monção, coletividade com mais de dois séculos de existência, promoveu, no dia 11, pelas 15h00 horas, o habitual concerto de Páscoa que decorreu no Salão Paroquial de Monção.

As atuações da Banda Musical de Monção são dos momentos musicais que maior número de pessoas reúne. Neste concerto, que englobou composições alusivas à época, os monçanenses e visitantes tiveram uma nova oportunidade para presenciar um espetáculo de grande qualidade filarmónica.
A Banda Musical de Monção, cuja primeira referência está inserida num livro de sessões da Santa Casa da Misericórdia de Monção datado de 1792, é a associação musical mais antiga do concelho e uma das mais antigas do distrito e do país, sendo maioritariamente constituída por elementos naturais de Monção “recrutados” nas escolas de música da coletividade.
A história recente da Banda Musical de Monção ficou marcada pelos vinte anos de liderança artística do maestro Miguel de Oliveira que trouxe um enorme brilhantismo à coletividade traduzidos na presença em inúmeros festivais pelo país fora e em programas de rádio e televisão. Após o seu falecimento, a continuidade do prestígio angariado nas décadas passadas foi assegurado, durante 5 anos, pelo maestro Viriato Araújo.
Nos 16 anos seguintes, a filarmónica monçanense teve como diretor artístico o maestro Domingos Cardoso, cujo desempenho é reconhecido por todos que com ele conviveram, tendo a autarquia local, em sessão camarária, aprovado um voto de louvor pelo trabalho realizado em prol da música filarmónica. Desde Novembro de 2003, a direcção artística da Banda Musical de Monção pertence ao maestro espanhol José Vicente Simeó Máñez.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Adega de Monção leva vinhos à maior feira mundial

Abrir portas nos mercados do Leste da Europa e da Ásia é o principal objetivo da presença da Adega Cooperativa Regional de Monção na PROWEIN 2010, a maior feira internacional de vinhos e bebidas alcoólicas, que teve lugar em Dusseldorf, na Alemanha, de 21 a 23 de Março. Líder na produção e comercialização do Alvarinho, a adega participou na mostra com todo o portefólio de vinhos.

Depois de marcar presença no Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-alimentar (SISAB), em Lisboa, a Adega de Monção mostrou aos esperados visitantes da PROWEIN todos os produtos da colheita de 2009. Propósitos: consolidar os clientes estrangeiros, nomeadamente do Norte da Europa, e crescer em volume de vendas nos mercados de Leste.
O contacto com oportunidades de negócio fora de Portugal faz parte da estratégia da adega presidida por Antonino Barbosa, que definiu como prioridade até 2013 reforçar a aposta nos mercados externos.
Maior evento da indústria internacional de vinhos e bebidas alcoólicas, a PROWEIN reúne em Dusseldorf produtores de todas as regiões do Mundo e atrai compradores dos maiores mercados, do Reino Unido à Escandinávia, passando pelo continente americano e, naturalmente, alemão.

domingo, 21 de março de 2010

A aventura de entregar uma carta.... sem nome de rua

Ruas com o mesmo nome, edifícios sem número e áreas sem código complicam a distribuição de correio. Habitantes acabam por ficar sem muita correspondência. Câmara reconhece que tem culpas e irá fazer um levantamento toponímico.

Em Monção há ruas com o mesmo nome, edifícios sem número de polícia e áreas sem código postal totalmente definido. O resultado é a verdadeira aventura que se torna a entrega de correio na vila. "De facto temos alguma culpa nisso. Mas os CTT, com estas lógicas de privatização, também não escapa, porque quando as pessoas conheciam o seu carteiro era tudo bem diferente", começou por justificar o presidente da Câmara de Monção, José Emílio Moreira.
A situação está a irritar a população, já que diariamente há casos de correspondência trocada, tendo em conta as dificuldades na definição dos destinatários.
"A nossa preocupação foi construir ruas novas, infra-estruturas, melhorar as condições de vida. Mas agora reconheço que é preciso identificar as ruas e os edifícios. Agora já não o carteiro que conhecia toda a gente", desabafa o autarca socialista. José Emílio Moreira recorda que no Plano de actividades da autarquia para este ano já está incluído um investimento na realização de um levantamento toponímico do concelho, tanto na zona urbana como nas freguesias.
Actualmente há já algumas freguesias a desenvolver esse trabalho, enquanto na área urbana e nas freguesias limítrofes está também constituído um grupo de trabalho encarregue de fazer esse levantamento.
O autarca garante que um dos objectivos deste mandato é que todas as habitações tenham número de polícia e nome de rua, "para que não haja mais equívocos na distribuição do correio".
"Da nossa parte já temos feito alguma coisa, inclusive foi criada uma comissão municipal mas que nunca funcionou muito bem. Mas queremos definitivamente resolver este problema", diz ainda.
Para já, enquanto o processo toponímico não é concluído, o autarca apela à atenção dos carteiros para evitarem as constantes trocas, apesar de sempre admitir que, sem número de polícia ou nome de rua, é "mais difícil" dar com o destinatário
Com 20 mil habitantes, o concelho de Monção está distribuído por um território de 211 quilómetros quadrados de área, o que o transforma num dos mais extensos do Alto Minho. Algumas das 33 freguesias estão afastadas da sede do concelho vários quilómetros, o que ainda coloca o correio como uma das principais ligações da população ao mundo. As trocas na distribuição têm acontecido também nestas aldeias, sobretudo porque a figura do carteiro tem cada vez mais vindo a desaparecer.

terça-feira, 16 de março de 2010

Viana do Castelo: Cinco indivíduos com armas assaltam residência e colocam-se em fuga

Cinco indivíduos munidos de armas assaltaram no domingo à noite uma residência no Lugar da Lodeira, no distrito de Viana do Castelo, tendo depois fugido, presumivelmente para Espanha, relatou hoje à Lusa fonte da GNR.

O assalto ocorreu cerca das 23:20 de domingo, altura em que três indivíduos 'com gorros e luvas' invadiram uma residência localizada no concelho de Monção, enquanto que 'outros dois aguardavam numa viatura'.

'Três deles empunhavam armas,' acrescentou a mesma fonte, adiantado que o grupo furtou 200 euros em dinheiro, um cartão de crédito, assim como os Bilhetes de Identidade dos proprietários da habitação.

Segundo fonte da GNR, desconhece-se a matrícula da viatura utilizada pelos alegados assaltantes, presumindo-se que os mesmos terão fugido em direção a Espanha, dada a proximidade geográfica em relação ao local da ocorrência.

O caso está a ser acompanhado pela Polícia Judiciária.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Ecopista do Rio Minho adere à Associação Europeia de Vias Verdes

A primeira ecopista do país com aproveitamento da antiga linha-férrea, aberta ao público em Novembro de 2004, une-se aos principais corredores ecológicos da Europa, garantindo uma promoção conjunta e a participação em projectos e iniciativas comuns.

A Câmara Municipal de Monção aprovou a adesão da Ecopista do Rio Minho à European Greenways Association (Associação Europeia de Vias Verdes). A decisão, aprovada na reunião do executivo municipal do passado dia 4 de Março, tem como finalidade reforçar a imagem daquela via ecológica no pais e no estrangeiro.
Com esta participação, a Ecopista do Rio Minho ganha maior espaço de promoção e partilha de projetos e iniciativas comuns, bem como a possibilidade de informação e troca de experiências com os demais parceiros agrupados naquela associação.
Além da pratica saudável da atividade física num espaço de belas paisagens naturais e fluviais, o corredor ambiental, que liga os concelhos de Monção e Valença, representa uma vertente importante de educação ambiental, conservação da natureza, observação dos sistemas naturais e valorização do património histórico e cultural.
Numa perspetiva de educação para a cidadania e sustentabilidade, aquela via ecológica pegada ao rio Minho é muitas vezes utilizada pelas comunidades escolares de Portugal e Espanha quer para a prática desportiva quer para a observação e estudo de espaços naturais, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado da região e promoção do turismo ambiental.
A European Greenways Association nasceu em 1998 com o propósito de divulgar os corredores ecológicos da Europa, desenvolvendo, desde essa data até à actualidade, vários projetos, conferências e iniciativas vocacionadas para a promoção da mobilidade e sustentabilidade ambiental.
Contando com uma trintena de membros de dez países, a associação realiza, todos os anos, uma cerimónia de atribuição de prémios para as melhores vias verdes da Europa. A IV edição teve lugar no passado dia 9 de Outubro, no Centro Cultural “Triangel”, em St. Vith, na Bélgica, tendo a Ecopista do Rio Minho sido distinguida com o 4º prémio.

Comemorações do Dia do Município

Monção celebra a passagem de mais um ano da outorga do foral pelo Rei D. Afonso III, a 12 de Março de 1261, com exposição, teatro, música, conferências, lançamento de livro, entrega de títulos honoríficos, e actividades desportivas.

A Câmara Municipal de Monção comemora o Dia do Município, 12 de Março, com um conjunto variado de manifestações culturais, celebrando, com simbolismo e visão de futuro, a passagem de mais um ano da outorga do Foral Afonsino, em 1261.
As comemorações “abrem”, pelas 10h00, com actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, na Praça Deu-la-Deu, seguindo-se, pelas 10h45, a cerimónia de atribuição de títulos honoríficos e condecorações, no auditório da Casa do Curro.
Com o titulo honorifico de Cidadão de Mérito - Medalha de Prata, serão homenageados Henrique Barreto Nunes e Clementina Amaral Nunes (Dona Tininha do Vaticano). Com o titulo honorifico de Instituição de Mérito – Medalha de Prata, será distinguido o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita e, com a Medalha de Bronze, o Grupo Coral de Santa Luzia de Moreira.
Uma hora mais tarde, o Grupo de Teatro da Filarmónica Milagrense apresenta o percurso teatral “Monzon 1261”. Pelas 12h30, está prevista a inauguração da exposição referente ao espólio arqueológico do Arquivo Municipal de Monção.
No período da tarde, entre as 14h00 e as 16h00, realiza-se, no Parque das Caldas, uma demonstração de Trial Bike, iniciativa que conta com a colaboração da Associação Desportiva e Cultural dos Jovens de Longos Vales. Pelas 15h00, tem lugar a apresentação do livro do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita “50 anos a dançar. 25 anos de festival internacional”.
O concerto da Banda Musical de Monção, na Praça Deu-la-Deu, tem início às 16h00, continuando a programação comemorativa desta importante jornada para o concelho de Monção com a realização de duas conferências na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.
Pelas 17h00, Maria Manuela Martins, professora catedrática da Universidade do Minho, fala sobre as intervenções arqueológicas no Castro de São Caetano. Meia hora mais tarde, Odete Barra, arqueóloga do Município de Monção, aborda as atividades pedagógicas do Centro Interpretativo do Castro de São Caetano.
O Foral é um documento escrito outorgado pelo rei ou entidade senhorial, cujo objetivo é conceder a determinada coletividade de indivíduos presentes e futuros o domínio da área que eles irão povoar, cultivar e defender, bem como os encargos e obrigações em relação ao concedente.
No caso de Monção, a atribuição do primeiro foral teve lugar no dia 12 de Março de 1261 pelo Rei D. Afonso III que, para o efeito, mandou extinguir a vila de Badim e criou a vila de Monção no local outrora conhecido como Couto de Mazedo.