
As atuações da Banda Musical de Monção são dos momentos musicais que maior número de pessoas reúne. Neste concerto, que englobou composições alusivas à época, os monçanenses e visitantes tiveram uma nova oportunidade para presenciar um espetáculo de grande qualidade filarmónica.
A Banda Musical de Monção, cuja primeira referência está inserida num livro de sessões da Santa Casa da Misericórdia de Monção datado de 1792, é a associação musical mais antiga do concelho e uma das mais antigas do distrito e do país, sendo maioritariamente constituída por elementos naturais de Monção “recrutados” nas escolas de música da coletividade.
A história recente da Banda Musical de Monção ficou marcada pelos vinte anos de liderança artística do maestro Miguel de Oliveira que trouxe um enorme brilhantismo à coletividade traduzidos na presença em inúmeros festivais pelo país fora e em programas de rádio e televisão. Após o seu falecimento, a continuidade do prestígio angariado nas décadas passadas foi assegurado, durante 5 anos, pelo maestro Viriato Araújo.
Nos 16 anos seguintes, a filarmónica monçanense teve como diretor artístico o maestro Domingos Cardoso, cujo desempenho é reconhecido por todos que com ele conviveram, tendo a autarquia local, em sessão camarária, aprovado um voto de louvor pelo trabalho realizado em prol da música filarmónica. Desde Novembro de 2003, a direcção artística da Banda Musical de Monção pertence ao maestro espanhol José Vicente Simeó Máñez.