FOTOS


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Concerto da Páscoa da Banda Musical de Monção

À semelhança dos últimos anos, a Banda Musical de Monção, coletividade com mais de dois séculos de existência, promoveu, no dia 11, pelas 15h00 horas, o habitual concerto de Páscoa que decorreu no Salão Paroquial de Monção.

As atuações da Banda Musical de Monção são dos momentos musicais que maior número de pessoas reúne. Neste concerto, que englobou composições alusivas à época, os monçanenses e visitantes tiveram uma nova oportunidade para presenciar um espetáculo de grande qualidade filarmónica.
A Banda Musical de Monção, cuja primeira referência está inserida num livro de sessões da Santa Casa da Misericórdia de Monção datado de 1792, é a associação musical mais antiga do concelho e uma das mais antigas do distrito e do país, sendo maioritariamente constituída por elementos naturais de Monção “recrutados” nas escolas de música da coletividade.
A história recente da Banda Musical de Monção ficou marcada pelos vinte anos de liderança artística do maestro Miguel de Oliveira que trouxe um enorme brilhantismo à coletividade traduzidos na presença em inúmeros festivais pelo país fora e em programas de rádio e televisão. Após o seu falecimento, a continuidade do prestígio angariado nas décadas passadas foi assegurado, durante 5 anos, pelo maestro Viriato Araújo.
Nos 16 anos seguintes, a filarmónica monçanense teve como diretor artístico o maestro Domingos Cardoso, cujo desempenho é reconhecido por todos que com ele conviveram, tendo a autarquia local, em sessão camarária, aprovado um voto de louvor pelo trabalho realizado em prol da música filarmónica. Desde Novembro de 2003, a direcção artística da Banda Musical de Monção pertence ao maestro espanhol José Vicente Simeó Máñez.

Sem comentários:

Enviar um comentário