FOTOS


terça-feira, 8 de junho de 2010

S. Jorge "salvou" vinho Alvarinho

Cavaleiro derrotou Dragão na Festa da Coca que "prevê" o ano agrícola:

Foram horas de espera debaixo de calor intenso para oito minutos de duro combate entre o cavaleiro S. Jorge e o dragão Coca, em que o primeiro saiu vencedor ao derrotar quase sem hesitações a célebre "rabixa" (assim chamam à Coca os galegos).
A tradição Festa da Coca repetiu-se, ontem, em Monção com uma impressionante moldura humana, apesar da temperatura quente ser pouco convidativa à permanência no anfiteatro natural onde decorre o evento. No Campo do Souto, o "redondel" onde S. Jorge e Coca se enfrentam todos os anos em dia de festividades do Corpo de Deus, milhares de pessoas apinharam-se e aplaudiram a vitória do "valente" cavaleiro, que personifica o Bem, sobre os três metros de comprimento e mais de 1000 quilos de peso do "animal" verde de cabeça móvel e goela aberta (dirigido por meia dúzia de homens), que encarna o Mal. Manda a tradição que as forças benéficas superem o combate para bem das colheitas agrícolas. Se a Coca vencer o torneio, diz o povo, será ano mau para a agricultura.
"O S. Jorge felizmente ganhou e como diz a história acrescentada pelo povo vamos ter um bom ano agrícola. E quando falamos de agricultura em Monção, falamos de vinho Alvarinho e espero bem que o sortilégio se cumpra para termos muito vinho", comentou o vereador da Cultura da Câmara, Augusto Domingues, referindo ainda que o facto de o cavaleiro ser "da terra", José Esteves, pintor da construção civil, fez com que o evento "corresse bem".
Com início às 19.10 horas o torneio terminou oito minutos depois, quando o S. Jorge conseguiu espetar quatro vezes a lança na boca do dragão, quando as regras apenas indicam que deve fazê-lo três vezes para ser considerado vencedor, e cortar-lhe uma orelha, como assim é obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário